terça-feira, 9 de agosto de 2011

Você sabe cuidar da pele do seu rosto?

Oi minhas periquitas!

Vocês já devem saber que cuidar da nossa pele é um ritual de beleza, bem estar e saúde que precisa ser feito diariamente para obter os resultados esperados, não é?!
E uma pele que merece os maiores cuidados é a do rosto!
A pele do rosto é mais fina, delicada e vascularizada que a do corpo, por isso temos que ter cuidado com os produtos que usamos e de como tratamos ela.

Imagem do Google

Para que o tratamento cosmético seja eficaz é preciso seguir várias etapas de cuidado escolhendo os ingredientes específicos para cada trabalho.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada cuidado? Lembrando que esses cuidados devem ser diários!



Higienização

Esses cosméticos destinados à higienização podem ser líquidos, em géis, leite, loção ou espumas. Não devem penetrar nem ser absorvidos pela pele. Eles devem permanecer na epiderme (camada externa da pele) para poder então “arrastar” as impurezas e sujidades, tais como restos de maquiagem e cremes, poluição, células mortas, entre outros.
Possuem o pH quase neutro (entre 5,0 e 6,0), mais próximo da pele do rosto (que varia de 4,8 a 5,5), e por isso são os indicados para a limpeza facial.
Não use os sabonetes corporais, aqueles em barra, no rosto. Eles tem o pH entre 8,0 e 9,5, ou seja, mais ácido, o que pode causar irritação na pele.

Imagem do Google

 Limpe o rosto pelo menos 2 vezes ao dia, sempre ao acordar e antes de dormir, após remover toda a maquiagem. Enxágüe bem.




Tonificação

Os tônicos eliminam os resíduos dos produtos de limpeza, restauram o pH da pele e fecham os poros preparando a pele para receber os benefícios do creme hidratante. É um complemento do processo de limpeza.
Dê preferência sempre aos tônicos que não possuem ou possuem pouca quantidade de álcool na sua composição.

Imagem do Google

 Aplique o tônico embebido em algodão por todo o rosto também 2 vezes ao dia, após a higienização da pele.


Hidratação

Os cremes hidratantes tem a função de repor o teor de água da pele que perdemos durante o dia, o que causa desidratação e perda de elasticidade pra nossa pele.
São aqueles cremes geralmente diurnos, que possuem fator de proteção solar (FPS) na sua fórmula. São indicados pra serem usados durante o dia, após a limpeza e tonificação da pele pela manhã.

Imagem do Google



Nutrição

Os cremes nutritivos são mais indicados pra serem usados à noite porque é durante a noite que a pele se renova e precisa repor seus nutrientes.
É aí que o creme noturno entra! Ele leva os nutrientes para a pele promovendo a sua regeneração, conservação e proteção prevenindo o envelhecimento precoce.

Imagem do Google



Esfoliação

Os esfoliantes faciais (o facial viu, não é o mesmo que o corporal!) eliminam as células mortas, melhoram a circulação, “afinam” a pele melhorando a absorção dos produtos nutritivos e hidratantes e promovem a renovação celular. Devem ser aplicados 1 vez por semana, após a higienização e antes do tônico, pois os esfoliantes agem, na maioria, através de um processo físico de abrasão por micropartículas. (!!!)

Traduzindo: aquelas mini bolinhas que o esfoliante contém ajudam na remoção das células mortas através do “esfregaço” na pele.
=)

Imagem do Google


Devem ser usadas com cautela por aqueles que possuem pele sensível e evitados se a sua pele está passando por alguma irritação.
Repito que deve ser usado somente 1 vez por semana pois isso é muito importante. A pele precisa de um tempinho pra se regenerar. Se você usar o esfoliante todos os dias a pele pode perder a proteção dela, pois o que ela regenera de noite você vai tirar, e pode ficar suscetível à entrada de alguma bactéria, podendo causar problemas de pele mais sérios ainda.



** Vamos ao Passo a Passo?! **


Pela manhã:
- Higienizar
- Tonificar
- Hidratar
- Proteção solar (sempre viu, até mesmo no inverno).

Pela noite:
- Demaquilar
- Higienizar
- Esfoliar (somente 1x por semana, nos demais dias pule essa etapa)
- Tonificar
- Nutrir



Diquinhas:

* Escolha os produtos de acordo com o seu tipo de pele.

* A sua maquiagem durará muito mais durante o dia se sua pele estiver limpa e preparada para recebê-la!

* Sempre, S-E-M-P-R-E-E-E-E-E, retire a maquiagem antes de dormir para a pele poder respirar e cumprir o seu papel de regeneração durante a noite.

* Use o protetor solar antes de sair de casa, mesmo que seja no inverno e tenha pouco sol, pois até no trabalho você pode se expor à radiação, ou você pensa que as lâmpadas não produzem nenhuma?! Vamos evitar as manchinhas, envelhecimento precoce e o principal: o câncer de pele!

* Não esqueça do pescoço! Ele merece os mesmos cuidados do rosto! Na hora de higienizar, tonificar e hidratar faça movimentos sempre de cima para baixo!

Imagem do Google


Post inspirado no livro Rosto e Pele, da Sônia Corazza, e no material do curso de Formulações Cosméticas do Portal Educação.



Aproveitem essas dicas e mãos a obra pra deixar a nossa Cútis linda e maravilhosa, acentuando mais ainda a beleza única e inconfundível que cada uma de nós possui!


Bjinhus!

Paty


2 comentários:

  1. Adoro cuidar da pele, mas as vezes acabo esquecendo dos creminhos da noite...rsrs....Ontem mesmo estava com tanto sono que esqueci!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Pois é guria, atire a primeira pedra quem nunca fez isso não é? Às vezes chegamos tãaao cansadas que só pensamos: F***-**!!
    Hehehehe.
    Mas claro que um dia aqui e outro lá não vão fazer uma faaaaaalta tão grande assim! A Deusa da beleza nos perdoa pelo pecadinho! kkkkkkk
    Bjinhus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...