domingo, 13 de novembro de 2011

Compras de Natal - Não deixe pra última hora!


Oi periquitas e periquitos!

Vocês já se deram conta de que faltam um pouco mais de 40 dias pro Natal?!!
Passa voando né?!
E você já se organizou pra não deixar as compras de Natal pra última hora?
Você também não quer gastar mais do que pode nas compras porque o presente que você idealizou já tinha acabado não é?!!

Então siga essas dicas e fique tranqüila sabendo que não esqueceu de presentear ninguém e que até economizou nas compras enquanto todo mundo está correndo na véspera de Natal!


Conforme uma  pesquisa do Procon, 48% dos brasileiros não têm o hábito de planejar e controlar seu orçamento doméstico!



Imagem do Google



1 - Primeiro de tudo: Faça uma lista!
 
Nela coloque as pessoas que você quer REALMENTE presentear! Você não precisa dar presente pra tooooooooodo mundo! Presenteie somente as pessoas necessárias, como alguns da sua família, crianças, amigos íntimos... Não precisa comprar presente pra tia do lanche! Uma simples felicitação seguida de um abraço já vai tirar um grande sorriso do rosto dela!

Sugiro algo assim pra melhor organização! A cada presente comprado cheque o quadrado pra você saber que já comprou o presente daquela pessoa.

Arquivo Pessoal

 
2- Pense em lembrancinhas. Se quiser dar presente pra toooooodo mundo pense em algo pequeno, somente para simbolizar esta data, como por exemplo um cartão de Natal.


3 – Faça as suas compras com antecedência. Não espere a semana de Natal para comprar os presentes. Com mais tempo, você tem mais oportunidade de buscar descontos, comparar preços e encontrar promoções especiais com seus cartões de crédito.

Eu sugiro já começar esta semana!



4 – Planeje. Antes de ir às lojas, pense no que você gostaria de dar de presente para as pessoas de sua lista, assim você economiza tempo e terá uma idéia daquilo que está procurando.


Imagem do Google



5 -Crie um orçamento. No Brasil, não é costume da população planejar suas finanças para esta época do ano, por isso é bom que você estabeleça um valor para gastar desde o início, que deve ser respeitado. É muito comum gastar demais sem o devido planejamento com as compras de Natal, o que pode levar ao arrependimento na hora de conferir o extrato bancário.  Você pode evitar essa situação criando um orçamento.


6 – Leve apenas um pouco mais do que o dinheiro planejado para as compras! Assim você não foge daquele orçamento que você separou. E só utilize seus cartões se eles tiverem condições muito boas para usá-los!
Com o cartão a gente compra e pensa: “ah, é só pro mês que vem!” (e daí já é uma conta a mais com a que você não estava contando) e “ah, mas já que usei o cartão, me sobrou “tanto”, vou comprar esse narguilé porque é... legal!” (e daí você compra uma coisa que nem queria e que nem é tão útil assim! Ou seja, arrependimento depois!).


7 – Compre on-line em sites conhecidos. Somente faça compras com empresas que você conhece, confia e que são sérias. Lembre-se que você vai compartilhar com essas lojas seu nome, número do seu cartão e provávelmente seu endereço e telefone. Certifique-se de que a sua conexão com a Internet é segura e de que a transação seja verificada como autêntica. A maioria dos navegadores apresenta um ícone especial, como uma chave ou cadeado, o que indica que o site é seguro.
Verifique os dados da transação.  Assegure-se que todas as condições acordadas durante a transação estejam corretas, como a data, informação e preço de envio. Leia a garantia e as políticas de devolução para evitar mal-entendidos.

Imagem do Google


8 – Guarde os comprovantes.  Você deve guardar todos os comprovantes da compra em  um lugar fácil de lembrar. Desta maneira a documentação estará disponível para possíveis dúvidas e explicações posteriores.


9 – Presenteie com vale-presentes. Se a busca pelo presente perfeito para seus amigos e parentes não é seu passatempo preferido, existem vale-presentes, que são uma boa opção para cada um escolher seu próprio presente.




Aproveite as dicas, tire um dia pra planejar e se organizar e boas compras!!

Bjinhus

Paty



Fonte: trechos do site Guia do Dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...