sexta-feira, 8 de julho de 2011

Declutter – Livre-se da tralha!

Um dos primeiros blogs que descobri sobre organização foi o Chega de Bagunça, da Paula Fuzeto, e como quem não quer nada fui seguindo ela e tentando usar algumas dicas suas pra dar uma melhorada no meu jeito de me organizar!
Acho que uma das coisas que mais funcionou comigo foi o Declutter, que em bom português significa "Se Livrar da Tralha"!

Imagem do Google


Tudo o que você não usa há muito tempo, desde roupas, calçados, acessórios, até cadernos do segundo grau e que ficam ocupando espaço na sua vida!
O que acaba acontecendo com a maioria das pessoas?
Vamos comprando mais e mais coisas e aquelas que estão lá empoeiradas e que, às vezes nem sabemos que temos ainda, ficam ocupando em nosso roupeiro e armário um espaço que poderia ser útil para mantermos tudo em ordem e sabermos exatamente o que possuímos.
Quem nunca foi mudar as roupas de inverno pelas de verão e viu que ainda tinha guardado uma blusa que nem serve ou não usa a mais de 5 anos, mas juuuura que um dia vai usar!?

 Imagem do Google



Alguns dizem que se você não usar uma roupa a mais de 1 ano é porque você não vai usá-la mais! Eu ainda prefiro deixar esse tempo pra 2 anos pois dependendo do tipo de roupa não temos é OPORTUNIDADE para usar.
Já com os papéis eu penso diferente...
O que você quer guardando um caderno de quando você tinha 12 anos e nem sequer lembra de como era a capa??!!
Daí você diz: “Ah, mas é uma recordação!”
Tá, tudo bem, uma recordação é válida... se você olhar ela pelo menos 1 vez a cada 15, 30 dias!!!
Como???
Aaaah, mas você viu ele semana passada quando estava procurando o seu antigo Tamagochi pra dar pra sua sobrinha brincar... então tá!
Assim não vale não é??!!

 Imagem do Google


Se não usa, não mexe, nem sequer lembra de como é mas sabe que está lá guardado, ou às vezes nem sabe, então minha gente, jogue fora o que não tem jeito e doe o que puder doar!!


Praticar o desapego só trás benefícios, vai por mim, eu era muito apegada com coisas e roupas e desde que comecei a praticar o Declutter me sinto até melhor quando termino e olho, horrizada, o que eu tinha de tralha e que não precisava estar ali, liberando um espaço pra novas aquisições e poder manter minhas coisas organizadas!
E hoje me viciei! Volta e meia eu faço o meu Declutter!


Que tal começarmos devagarzinho??



ROUPAS E SAPATOS


Imagem do Google


- Vá tirando tudo do guarda roupas e separando por categorias:
EM USO – PEQUENOS AJUSTES - DOAÇÃO

- Separe as roupas que estão sujas ou manchadas para lavar.


- Pegue as roupas que precisam de pequenos ajustes, costuras, colocação de botão e arrume tudo no dia seguinte. Não precisa fazer tudo num dia só, separe um dia somente pra fazer os ajustes, assim você não se sobrecarrega e fica com trauma! Hehehe.

- Doe tudo o que não usa a no máximo 2 anos e que não te serve mais. Não adianta choramingar, se não usou até este período, não vai usar mais! Você pode doar essa roupa pra alguém que realmente vá fazer bom proveito dela.


- Doe somente o que estiver em bom estado e o que tem pequenos reparos pra fazer. Não me vá dar aquela calça fusô de veludo com um buraco no joelho do tamanho de um pires de quando você caiu de madura quando andava de bicicleta! Como é que a pessoa vai remendar isso?? Bom, só se for pra usar em festa junina, aí ta valendo, do contrário não, né!


- Antes de colocar as roupas que sobraram de volta no guarda roupas aproveite e limpe-o.


- Assim como na doação de roupas essas dicas aplicam-se também aos sapatos. Os que estiverem bons e não servem ou você nem usa mais, doe. Os que estiverem em estado calamitoso... livre-se deles.



PAPEIS E ESCRITÓRIO

Imagem do Google


Todo mundo tem um cantinho “escritório” em casa, onde guarda papéis, envelopes, canetas e afins.

- Teste caneta por caneta e jogue fora as que não funcionam mais. É horrível você precisar de uma caneta e na hora testa uma, duas, três, quatro e nenhuma delas escreve e ainda fazem um furo no seu papel de tanto querer fazer ela funcionar!!


- Organize os papéis por tipos: folha de ofício, etiqueta, cartão... se não tiver aqueles organizadores bonitinhos coloque um embaixo do outro mesmo e divida-os com um post it.

- Jogue fora os papéis que não servem mais e reutilize para rascunho os que estiverem em condições.


- Livre-se de catálogos vencidos. Quem não gosta de catálogos?! Eu adoroooo, passo de loja em loja arrecadando e juntando 4, 5 num dia, pra ver depois as ofertas mesmo que não queira comprar nada! Isso não vai te servir pra nada, jogue fora!

- Doe quantos livros e polígrafos puder doar! Doe para bibliotecas, escolas, crianças, estudantes, asilos, hospitais, etc... com certeza aquele livro empoeirado "perigando" ser comido pelas traças-traiçoeiras poderá alegrar e educar uma criança que precise muito mais dele do que a sua 3ª gaveta da estante.


- Livre-se também dos polígrafos e cadernos do colégio/faculdade que você nunca mais vai precisar. Não adianta guardar, você NÃO vai usar! Se precisar consultar alguma coisa você vai usar o Google porque não vai nem sequer lembrar que tem um polígrafo sobre isso guardado, não é?!

Imagem Google do Google [;)]



Separe um dia pra fazer cada coisa, um dia pro guarda-roupas e outro pro armário.


Aplique o Declutter em tudo o que puder em sua vida e você verá os resultados: uma casa mais organizada, sem tralhas e com lugar para acomodar suas novas aquisições!


Não é ótimo olhar um lugarzinho organizado assim??


Imagem do Google


 Imagem do Google


Imagem do Google


Imagem do Google


Bom Declutter pra você!


Bjinhus

Paty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...