Foto: Arquivo pessoal |
E como estamos no inverno, nada melhor que um bom chá, seja com as amigas, com os colegas, com o namorado, noivo, marido ou até mesmo sozinha não é mesmo? Pensando nisso, fiz uma breve lista de chás saborosos e suas propriedades medicinais! Aproveitem e se esquentem!
Chá de maracujá
Foto: Pesquisa do Google |
- É calmante, bom contra úlcera e gastrite.
Chá de morango
Foto: Pesquisa do Google |
- Ajuda na cura da inflamação dos rins, azia, diarréia e reumatismo. Tem poderes diurético, depurativo, contendo cálcio e Vitamina C.
Chá de erva cidreira
Foto: Pesquisa do Google |
- Atua como sedativo, tônico, relaxante, acaba com a ansiedade, auxilia contra a dor de cabeça, na crise nervosa, na fadiga, depressão e melancolia. Também é indicado em alguns casos de problemas gástricos, pois auxiliam também contra gases, problemas de circulação, tosse, possui ação anti-inflamatória, anti-séptica, antimicrobiana e cicatrizante.
Foto: Pesquisa do Google |
- É calmante, cicatrizante, diurética, expectorante. Indicada para acidez estomacal. Auxilia em casos de asma, bronquite, tosse crônica, alivia a cólica intestinal, contração muscular, gases, inflamação, palpitação, contra dores de barriga, dores de cabeça e náuseas.
Obs.: Não usar durante a gravidez; Evitar em casos de problemas gastrointestinais como úlcera.
Capim Cidró (também conhecido como Capim Limão, Capim Santo, Capim Cidrão, Capim Cidreira, Capim Cheiroso, Citronela de Java, Patchuli...)
Foto: Pesquisa do Google |
- É analgésico, antibacteriano, antiespasmódico, antitérmico, depurativo, diurético, estimulante lácteo, expectorante, sedativo. Tem propriedades aromatizantes, atua em problemas do estômago, digestivos, cólicas menstruais e intestinais, diarreia, combate bactérias, fungos, diminui a febre, as acnes, dor de cabeça, celulite, espasmos, gases, sardas, tosse. Repele insetos, trata a ansiedade, o nervosismo, aumenta o sono e diminui a insônia.
Obs.: Evitar doses elevadas, pois pode causar gastrite e asia. Também evitar em caso de úlceras. Se ingerido junto com calmantes, pode aumentar o poder sedativo destes.
Chá preto (também conhecido como chá da Índia ou chá vermelho para os Chineses)
Foto:Pesquisa do Google |
- Possui oxidantes que ajudam o seu sistema imunológico a proteger seu organismo contra câncer e doenças cardiovasculares. É um forte aliado contra a hipertensão, diabetes, envelhecimento precoce das células e formação de pedras na vesícula. Estimula o metabolismo a queimar calorias. Possui grande quantidade de Potássio e Magnésio fortificando ossos, músculos e nervos e ainda possui flúor que dá um trato nos dentes.
Obs.: Possui alto teor de cafeína.
Chá de Hortelã
Foto: Pesquisa do Google |
- É analgésico, antibacteriano, expectorante, sedativo, baixa os níveis de excesso de colesterol, alivia as cólicas menstruais e intestinais.
Obs.: Pessoas com cálculo biliares, gestantes ou em fase de amamentação, crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.
Chá de Camomila
Foto: Pesquisa do Google |
- É adstringente, antialérgica, digestiva, sedativa, auxilia em casos de acidez no estômago, cólicas infantis, problemas menstruais, resfriados, gases, irritações na gengiva, lavagem vaginal, estimula o apetite. Na estética, tonifica a pele e clareia os cabelos.
Obs.: Grávidas e pessoas com histórico de doenças como gastrite e úlcera devem evitá-la.
Chá de maçã
Foto: Pesquisa do Google |
- Antidiarreico e ótimo auxiliar para uma boa digestão têm ainda propriedades sedativas.
Chá Mate (Erva mate)
Foto: Pesquisa do Google |
- Pode-se tomar como chá (faz-se a infusão da erva com água quente, coando após) ou como o nosso famoso chimarrão. É diurético, antioxidante e ótimo estimulante (seu efeito é mais prolongado que o do café).
Obs.: Alto teor de cafeína. Acelera o ritmo cardíaco.
Lembre-se: Este post é apenas informativo. Todas as informações foram colhidas em pesquisa na internet. Não utilize ervas sem orientação médica.
E para acompanhar o chá, com todo um charme, uma saborosa e rápida receita extraída da edição de maio da revista Máxima (eu amoooo essa revista):
Sequilho em formato de Flor
Foto: Revista Máxima/maio 2011 |
Preparo: 15min
Pronto em: 30 min
Rendimento: 18 unidades
Calorias por unidade: 55
Ingredientes:
- 1 Ovo
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de óleo de canola ou de milho
- 1 ¾ de xícara (chá) de polvilho doce
- 18 pedacinhos de damasco para decorar (corte-os com bico de confeitar liso, chamado perlê, de 1 cm)
Preparo:
Em uma tigela média bata o ovo, o açúcar e o óleo por cerca de 3min, usando um garfo. Junte o polvilho aos poucos até conseguir formar uma bolinha de massa que não desmanche. Com a ajuda de uma colher de chá, faça bolinhas com a massa e junte 5 delas para criar a margarida. Coloque-as espaçadas em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 12 min ou até assar sem corar. Retire do forno e, com uma espátula descole os biscoitos do papel, passando-os para uma grade. Deixe esfriar e decore com os pedacinhos de damasco, fazendo as vezes do miolo da flor. Guarde em um recipiente bem tampado.
Se quiser, acrescente raspas de limão ou de laranja na massa. E troque o damasco por pedacinhos de goiaba.
Um ótimo chá queridos! Até....
Jackie Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário