quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vai um chazinho?

Queridos, como inspiração para o meu primeiro (ou seria segundo?) post, me inspirei em um chá entre amigas, idealizado e maravilhosamente organizado pela Paty, que fizemos aqui em casa em agosto do ano passado. A idéia era de uma reunião entre grandes amigas onde aproveitaríamos para trocar roupas, objetos, acessórios pessoais que não usávamos mais. Para não virar baderna, organizamos um Quiz, onde cada uma enumerou perguntas e respostas sobre si mesma, e no dia, quando mais de uma se interessava pelo objeto oferecido pela amiga, rolava um sorteio nos dados e a vencedora ganhava o direito de responder a tal pergunta. Se errasse, passava a vez para a outra interessada.  Antes do Quiz, foi servido o chá, cada uma trouxe um prato e os detalhes da louça, toalhas, canudos e arranjos fizeram toda a diferença. Foi maravilhoso,mas vou deixar os maiores detalhes dessa maravilhosa organização com a Paty, aguardem!
Foto: Arquivo pessoal


E como estamos no inverno, nada melhor que um bom chá, seja com as amigas, com os colegas, com o namorado, noivo, marido ou até mesmo sozinha não é mesmo? Pensando nisso, fiz uma breve lista de chás saborosos e suas propriedades medicinais! Aproveitem e se esquentem!

                                          Chá de maracujá 
Foto: Pesquisa do Google

  • É calmante, bom contra úlcera e gastrite.



                                             Chá de morango 
Foto: Pesquisa do Google

  •  Ajuda na cura da inflamação dos rins, azia, diarréia e reumatismo. Tem poderes diurético, depurativo, contendo cálcio e Vitamina C.


                                           Chá de erva cidreira 
Foto: Pesquisa do Google

  • Atua como sedativo, tônico, relaxante, acaba com a ansiedade, auxilia contra a dor de cabeça, na crise nervosa, na fadiga, depressão e melancolia. Também é indicado em alguns casos de problemas gástricos, pois auxiliam também contra gases, problemas de circulação, tosse, possui ação anti-inflamatória, anti-séptica, antimicrobiana e cicatrizante.

      Chá de Erva Doce (também conhecida como funcho, anis, anis doce...)
Foto: Pesquisa do Google



  •   É calmante, cicatrizante, diurética, expectorante. Indicada para acidez estomacal. Auxilia em casos de asma, bronquite, tosse crônica, alivia a cólica intestinal, contração muscular, gases, inflamação, palpitação, contra dores de barriga, dores de cabeça e náuseas.


Obs.: Não usar durante a gravidez; Evitar em casos de problemas gastrointestinais como úlcera.


Capim Cidró (também conhecido como Capim Limão, Capim Santo, Capim    Cidrão,      Capim Cidreira, Capim Cheiroso, Citronela de Java, Patchuli...)

Foto: Pesquisa do Google

  •  É analgésico, antibacteriano, antiespasmódico, antitérmico, depurativo, diurético, estimulante lácteo, expectorante, sedativo. Tem propriedades aromatizantes, atua em problemas do estômago, digestivos, cólicas menstruais e intestinais, diarreia, combate bactérias, fungos, diminui a febre, as acnes, dor de cabeça, celulite, espasmos, gases, sardas, tosse. Repele insetos, trata a ansiedade, o nervosismo, aumenta o sono e diminui a insônia.

Obs.: Evitar doses elevadas, pois pode causar gastrite e asia. Também evitar em caso de úlceras. Se ingerido junto com calmantes, pode aumentar o poder sedativo destes.


Chá preto (também conhecido como chá da Índia ou chá vermelho para os Chineses)
Foto:Pesquisa do Google

  •  Possui oxidantes que ajudam o seu sistema imunológico a proteger seu organismo contra câncer e doenças cardiovasculares. É um forte aliado contra a hipertensão, diabetes, envelhecimento precoce das células e formação de pedras na vesícula. Estimula o metabolismo a queimar calorias. Possui grande quantidade de Potássio e Magnésio fortificando ossos, músculos e nervos e ainda possui flúor que dá um trato nos dentes.

Obs.: Possui alto teor de cafeína.


Chá de Hortelã 
Foto: Pesquisa do Google

  •  É analgésico, antibacteriano, expectorante, sedativo, baixa os níveis de excesso de colesterol, alivia as cólicas menstruais e intestinais.

Obs.: Pessoas com cálculo biliares, gestantes ou em fase de amamentação, crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.


Chá de Camomila 
Foto: Pesquisa do Google

  • É adstringente, antialérgica, digestiva, sedativa, auxilia em casos de acidez no estômago, cólicas infantis, problemas menstruais, resfriados, gases, irritações na gengiva, lavagem vaginal, estimula o apetite. Na estética, tonifica a pele e clareia os cabelos.

Obs.: Grávidas e pessoas com histórico de doenças como  gastrite e úlcera devem evitá-la.

Chá de maçã
Foto: Pesquisa do Google

  •  Antidiarreico e ótimo auxiliar para uma boa digestão têm ainda propriedades sedativas.


Chá Mate (Erva mate) 
Foto: Pesquisa do Google

  •  Pode-se tomar como chá (faz-se a infusão da erva com água quente, coando após) ou como o nosso famoso chimarrão. É diurético, antioxidante e ótimo estimulante (seu efeito é mais prolongado que o do café).

Obs.: Alto teor de cafeína. Acelera o ritmo cardíaco.

Lembre-se: Este post é apenas informativo. Todas as informações foram colhidas em pesquisa na internet. Não utilize ervas sem orientação médica.


E para acompanhar o chá, com todo um charme, uma saborosa e rápida receita extraída da edição de maio da revista Máxima (eu amoooo essa revista):

Sequilho em formato de Flor

Foto: Revista Máxima/maio 2011

Preparo: 15min
Pronto em: 30 min
Rendimento: 18 unidades
Calorias por unidade: 55

Ingredientes:
  • 1 Ovo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola ou de milho
  • 1 ¾  de xícara (chá) de polvilho doce
  • 18 pedacinhos de damasco para decorar (corte-os com bico de confeitar liso, chamado perlê, de 1 cm)


Preparo:
Em uma tigela média bata o ovo, o açúcar e o óleo por cerca de 3min, usando um garfo. Junte o polvilho aos poucos até conseguir formar uma bolinha de massa que não desmanche. Com a ajuda de uma colher de chá, faça bolinhas com a massa e junte 5 delas para criar a margarida. Coloque-as espaçadas em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 12 min ou até assar sem corar. Retire do forno e, com uma espátula descole os biscoitos do papel, passando-os para uma grade. Deixe esfriar e decore com os pedacinhos de damasco, fazendo as vezes do miolo da flor. Guarde em um recipiente bem tampado.

Se quiser, acrescente raspas de limão ou de laranja na massa. E troque o damasco por pedacinhos de goiaba.

Um ótimo chá queridos! Até....

Jackie Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...